domingo, 17 de agosto de 2014

Édipo rei - Jovem mata o pai e casa com a mãe.

     Ano de 1998, no CEFAM - Barretos,  contei a história de um jovem que sem saber mata o pai e casa com a mãe. A classe toda curiosa pediu que contasse o resto da história. Dias depois estávamos  ensaiando, Édipo rei- de Sófocles. CEFAM -Barretos, era um curso onde a grande maioria era do sexo feminino. As alunas com muita ousadia e desenvoltura representam papeis masculinos.Lembro que retiramos,todo o texto do original traduzido.Turma excelente,ensaiamos e em menos de um mês, o clássico era apresentado. Foram várias apresentações para a E.E. Embaixador Macedo Soares, em Barretos no ano 1998, a TV local - antiga TV Soares esteve presente e cobriu a apresentação. Hoje fazendo uma retrospectiva vejo que foi essa peça de teatro que fez minha carreira decolar na nossa cidade e região.Através dela puderam ver minha capacidade de liderar.Vejamos  algumas imagens que hoje pude digitalizar para expor a vocês.

          Nessa imagem acima  Édipo faz uma acareação,com o velho profeta cego da cidade. Insiste, ameaça o velho até que ouve: "Maldito és tu entre os homens, que durante tantos anos cultivaste na sementeira de teu pai. Saberás hoje que é pai e irmão dos filhos teus. amante da mulher que te deu a luz'  
Forte demais mais isso é tragédia grega, é dai que nascem as inspirações para as novelas globais.





     Édipo após encontrar o corpo da mãe e esposa dependurado(Jocasta matou-se) nos aposento reais arranca os broches de ouro de suas roupas e golpeia seus olhos. Não se julga digno de ver a  luz do dia.
Nesse diálogo, Creonte seu cunhado o expulsa da cidade pois esse era o desejo dos deuses para que a maldição e mortandade de inocentes chegasse ao fim. O assassino do rei Laio era expulso de Tebas.
         No final do espetáculo o Coro de suplicantes diz algumas verdades sobre a vida humana.
Esse dia foi muito bom para nós estudantes e professor, mostramos o nosso potência, e todos que participaram dessa empreitada, pelo que ouço pela cidade tiveram exito em outras experiências. Parabéns àqueles jovens que hoje  são homens e mulheres de bem na nossa sociedade.  - Nada supera o talento -