sábado, 10 de maio de 2014

Perfil - Humberto Bachado Borges

       Humberto Machado  Borges, licencie- me em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Camp) em 1.990.Obtive  outra licenciatura em História pela Unifafibe em 2.000.
       Em meados de Maio de 2014, foi orientador da aluna do 3 ano  médio, Tarsila Silva Rebouças, que sagrou se vencedora do concurso de Redação, sendo pulicada a matéria em jornais impressos com o título  " Estudantes participam do Dia de Combate ao Abuso Sexual Contra Criança e Adolescente" .
      Iniciei minha vida profissional em Campinas.No ano de 1994 regressei, à Barretos, onde teve a oportunidade de lecionar no Curso CEFAM até o ano de 2000, lá dirigi e incentivei os alunos a  na peça de teatro Édipo – Rei,  de Sófocles- 430 a.C. Posteriormente, ingressei no Colégio Soares de Oliveira como professor de Filosofia no Ensino Fundamental e Médio, onde além das aulas em sala, pude desenvolver um projeto de voluntariado, nomeado Projeto Solidariedade que consiste em adquirir fundos em apoio as entidades sociais de Barretos.
      Atualmente, professor efetivo com dois cargos na Secretaria Estadual de Educação de SP-Barretos, cargos esses provenientes de Concursos de Filosofias. Leciona na “E.E. Paulina Nunes de Moraes, após ter por livre abítrio trablhado em várias unidade  escolares”.
         Na iniciativa privada, o último emprego foi em 2007 no Colégio Plus Coc – Barretos,  lecionando História.Na época resolvei sair da iniciativa privada ,pois, não era possível conciliar  a grande carga horaria com a do Estado. Hoje estuda propostas para voltar a iniciativa privada e deixar aulas no Estado.
       Anteriormente, de 2001 a 2006, trabalhei no conglomerado de escolas mantido pela Associação Cultural e Educacional de Barretos, do qual fazem parte:  
. Colégio Técnico de Soares de Oliveira;
. FISO . Faculdades Integradas soares de Oliveira – Curso de Pedagogia.
. Colégio Paulo Freire de Barretos;
 .Colégio Soares Ouro Branco de Guaíra, nos quais desenvolvi, no Ensino Médio, a docência da Filosofia voltada para o vestibular e no Ensino Fundamental
Segue abaixo os concursos aprovados e cursos feitos recentemente:
A. Aprovado na Prova do mérito 2º Cargo em  2014
B. Aprovado  no Concurso Estadual de Filosofia pela FGV 2013
C. Aprovado na Prova do Mérito (Meritocracia) 1º cargo
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
D. Aprovado no Concurso Estadual de Filosofia 2010
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
E. Aprovado no Concurso Estadual de Filosofia 2008
Secretaria da Educação do Estado de são Paulo
F. Aprovado no Concurso Estadual de Filosofia  2006
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
G. Aprovado no Concurso Estadual de História 2005
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo


Certificados:
                                                      2012 - 2012
Programa Praticas de leitura e escrita na Contempo. (Carga horária: 40h). 
Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores "Paulo Renato Costa S.
2011 - 2011
Curso de formação específica do Concurso Público. (Carga horária: 360h). 
Escola de formação e aperfeiçoamento dos professores.
2011 - 2011
A rede aprende com a rede Ensino Médio Sociologia. (Carga horária: 30h). 
Coordenadoria Estudos e Normas Pedagógicas.
2010 - 2010
Prevenção do Uso de Drogas para Educadores. (Carga horária: 120h). 
Universidade de Brasília.
2008 - 2009
Filosofia Ensino Médio. (Carga horária: 90h). 
Coordenadoria Estudos e Normas Pedagógicas.
2008 - 2009
Programa Intel Educar- Curso Fundamentos Básicos. (Carga horária: 32h). 
Fundação Bradesco.
2006 - 2006
Ensino Médio em Rede. (Carga horária: 60h). 
Coordenadoria Estudos e Normas Pedagógicas.
1994 - 1994
Refletindo Conteúdos e metodologia de Geografia e. (Carga horária: 30h). 
Coordenadoria Estudos e Normas Pedagógicas.
1988 - 1988
Pensamento Oriental. (Carga horária: 32h). 
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
1987 - 1987
III Semana de Estudos Filosóficos. (Carga horária: 15h). 
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Com amplo conhecimento dessa área, tendo experiência no ensino de crianças e jovens. Sempre acreditando que o papel Filosofia é estimular o espírito crítico, portanto, ela não pode assumir uma  atitude dogmática nem doutrinária: deve apresentar, de maneira plural, teorias diversas e estimular a discussão, porém de maneira  sistemática e metodológica.